CONTABILIDADE AVANÇADA
A entidade deve elaborar a demonstração dos fluxos de caixa de acordo com os requisitos do Pronunciamento Técnico CPC 03 (R2) e a NBC TG 3 e deve apresentá-la como parte integrante das suas demonstrações contábeis ao final de cada período. Quando usada em conjunto com as demais demonstrações contábeis, a DFC proporciona informações que permitem que os usuários avaliem as mudanças nos ativos líquidos da entidade, sua estrutura financeira e sua capacidade para mudar os montantes e a época de ocorrência dos fluxos de caixa, a fim de adaptá-los às mudanças nas circunstâncias e oportunidades.
Sobre a DFC analise os itens a seguir:
I - Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de longo prazo, de alta liquidez, que não são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.
II - Atividades operacionais são as principais atividades geradoras de receita da entidade e outras atividades que não são de investimento e tampouco de financiamento.
III - Empréstimos bancários são geralmente considerados como atividades de financiamento.
IV - Recebimentos de caixa pela venda de mercadorias e pela prestação de serviços são exemplos de fluxo de caixa que decorrem das atividades de investimento.
Sobre a DFC é correto o que se afirma em: