GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA


Segundo a Associação Brasileira de Movimentação e Logística (ABML), o operador logístico:

É o fornecedor de serviços logísticos, especializado em gerenciar e executar atividades logísticas da cadeia de abastecimento de seu cliente, agregando valor ao produto e com competência para prestar serviços nas três atividades básicas: controle de estoque, armazenagem e gestão de transportes”.

Segundo esse conceito, os critérios de operação de um operador logístico dedicado a produtos alimentícios é diferente daqueles que caracterizam o operador de produtos de bens duráveis, quanto a movimentação e estocagem. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A movimentação de um operador logístico especializado em produtos alimentícios deve utilizar a metodologia F.I.F.O. (First-Input-First-Output), pois esses produtos têm prazo de validade e devem ser movimentados na sua ordem de chegada, mesmo que essa metodologia seja mais dispendiosa.

                                                                                             PORQUE

II. A movimentação de um operador logístico especializado em produtos de bens duráveis pode utilizar uma metodologia mais barata como a L.I.F.O. (Last-Input-First-Output), pois esses produtos podem ser manuseados independentemente da sua ordem de chegada.

 

Considerando essas asserções, assinale a opção correta:




  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

  • A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

  • As asserções I e II são proposições falsas.

  • A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.