CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL


Leia as explicações sobre avaliação na Educação Infantil de acordo com (RIZEK, 2019 p.38), no E-book Revista Nova Escola.

A avaliação na Educação Infantil não é de promoção, aprovação ou continuidade.  É uma avaliação a partir desse olhar do professor que procura observar o quanto e como cada criança se aproximou daqueles objetivos de aprendizagem. Pessoalmente, prefiro o termo de acompanhamento, que diz respeito a avaliar o trabalho pedagógico e o desenvolvimento das crianças. Deve-se pensar em como manter a continuidade, por isso, essa avaliação não tem que acontecer em novembro, mas desde fevereiro, de maneira a sentir a turma e ter tempo de trabalhar em cima do que foi observado

 

De acordo com a citação acima, assinale as alternativas que contemplam como deve acontecer a avaliação na Educação Infantil.

 

I- É o fruto da observação, mas com evidências variadas, sejam elas registros escritos, fotográficos, filmagens ou produções das crianças.

 

II-  Sempre que o professor planeja uma série de atividades, ele tem que prever quais são as formas de avaliação, portanto já traz prontas para realizar com os alunos.

 

III- A avaliação traz aspectos coletivos que são subjetivos, mas as evidências fundamentam o olhar de observação do professor sobre as crianças, esse acompanhamento deve ser diário.

 

IV- É necessário ter diretrizes claras do que vai ser avaliado, faz parte do contexto escolar, por isso é necessário criar os instrumentos e ter em mente os resultados que se pretende alcançar das crianças.

 

V- Essa avaliação vai de encontro com o olhar do professor, pois é ele que vai estar em sala, que acompanha o desenvolvimento dos alunos, portanto o que vai ser avaliado precisa estar de acordo com os objetivos propostos.

 

Está correto apenas a sequência:




  • I, II e III;

  • IV e V;

  • I, III, IV e V;

  • I, II, IV e V;

  • I, IV e V;