CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA


“Já tenho mais de 60 anos. Desde aquele primeiro volume de Lobato, os livros tornaram-se parte integrante da minha vida. Estão na minha memória afetiva. O que pode ser mais importante? É nela que buscamos nossas referências durante o percurso da vida. Insisto. Para se formar um leitor, é preciso que o livro se torne presente na sua memória afetiva. Como aconteceu comigo. Todas as outras coisas acontecerão em um processo de formação e evolução, sem sobressaltos.”

CARRASCO. Walcyr. A história de uma paixão – De leitor a autor. Revista Retratos da leitura no Brasil 4 [on-line] edição 1. Rio de Janeiro: Sextante, 2016. Disponível em: http://prolivro.org.br/home/images/2016/RetratosDaLeitura2016_LIVRO_EM_PDF_FINAL_COM_CAPA.pdf acesso em 21de agosto de 2017

Sabe-se que o professor não é o único responsável pela promoção da leitura. No entanto, é um dos principais motivadores, pois pode impulsionar e alimentar a relação do aluno com o conhecimento produzido pela leitura.

PORQUE

Um dos objetivos da biblioteca escolar é incentivar a prática da leitura colaborando para o desenvolvimento social, cultural e intelectual de alunos e professores.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.




  • As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

  • A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.

  • Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

  • A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.

  • As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.