BRASIL MONÁRQUICO


Leia atentamente:

D. Pedro II, muito enfermo, viajava com frequência ao exterior, deixando a princesa Isabel como regente. O imperador se refugiava na Europa, respirando os ares de civilização, progresso e requinte, que o auxiliava compensando as agruras e distúrbios, tanto políticos como de sua saúde debilitada. (OLIVEIRA, Antoniette Camargo de...[et al.]. O Brasil Monárquico. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2011.)

 

Como a opinião pública brasileira comentava esse refúgio do Imperador? Assinale a alternativa correta:




  • No Brasil, era vítima do sarcasmo dos sacerdotes católicos que condenavam o sistema de padroado e defendiam a proposta republicana.

  • No Brasil, era alvo constante dos jornalistas e cartunistas, os quais ridicularizavam sua pessoa e suas ações, descrevendo-o como um fraco, ingênuo, indiferente e incompetente monarca.

  • No Brasil, era comentado entre as pessoas de boa família como um desertor dos compromissos do lar, que deixou sozinha a filha Isabel.

  • No Brasil, era tido como o imperador fanfarrão que deu as costas para as tradições monárquica, se bandeando para o lado obscuro e republicano de nossa política.

  • No Brasil, era tido como o personagem mais culto e sofisticada de nossa história política, capaz de representar bem o país junto à vanguarda intelectual europeia.