EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA
A taxa de prevalência é definida como o número de casos existentes de uma doença ou outro evento de saúde dividido pelo número de pessoas de uma população em tempo especificado. Cada indivíduo é observado em uma única oportunidade, quando se constata sua situação quanto ao evento de interesse.
Interpretação matemática: a taxa de prevalência é a probabilidade de que um indivíduo pertencente à população-base seja afetado pelo evento (doença) de interesse em determinado momento.
Fonte: PAHO. Medidas de frequência. 2020. Site consultado: https://www.paho.org/hq/index.php?option=com_content&view=article&id=14402:health-indicators-conceptual-and-operational-considerations-section-2&Itemid=0&limitstart=2&lang=pt Acesso em: 20 jun. 2020.
Em uma determinada região, decidiu-se não vacinar seus habitantes contra febre amarela, por pensar que a doença não estava mais presente nesta região. Um total de 300 pessoas não foram vacinadas. No primeiro mês, houve uma quantidade de 10 pessoas doentes. No segundo mês, a quantidade foi de 20 novos doentes, com um total de 30 pessoas doentes. A epidemiologia utiliza como medida de frequência de doenças os dados de prevalência, incidência e incidência acumulada.
A alternativa que mostra a prevalência(%) de doentes ao final do segundo mês sem vacinação é: