MÁQUINAS ELÉTRICAS


Um motor de indução trifásico, a ser instalado em uma seção de uma unidade industrial, solicitaria uma corrente de partida maior que a instalação elétrica pode fornecer. Em função disso, seria necessário utilizar uma chave estrela-triângulo ou uma chave compensadora com autotransformador que possui um único tap de 80%, disponíveis no local, para limitar a corrente durante a partida do motor. No entanto, devido a carga acoplada ao eixo do motor, o torque de partida não pode ser menor que 60% do torque que o motor desenvolveria, se a partida fosse efetuada com ligação direta à rede de alimentação. Dentro desse contexto, avalie as alternativas disponíveis, assinalando a resposta correta.




  • a) Empregando a chave compensadora utilizando autotransformador com tap de 80%, o torque que o motor desenvolverá na partida será de 64% do torque desenvolvido pelo motor sob partida direta, sendo suficiente para o arranque da máquina elétrica em questão.

  • b) Tanto a chave compensadora quanto a chave estrela-triângulo partirá o motor, pois apresentará torque acima de 60% da torque que o motor apresentaria se partisse direto ligado à rede elétrica.

  • d) A solução mais mais apropriada para esse dificuldade é desistir de partir o motor para evitar danos irreversíveis às chaves: estrela-triângulo e compensadora, à instalação elétrica e ao próprio motor elétrico.

  • e) O uso da chave estrela-triângulo, além de ser simples, é a mais adequada solução, pois neste método de partida, o torque do motor decai apenas 33,33% do torque que o motor apresentaria se partisse direto ligado à rede de alimentação. 

  • c) Nem a chave estrela-triângulo nem a chave compensadora será adequada para partir o motor, pois o torque de partida em ambos os métodos de partida ficará abaixo de 60% do torque relativo à partida direta.