MÁQUINAS ELÉTRICAS
Figura 1 - Equação da potência
Considere um sistema elétrico interligado, constituído de dois geradores síncronos G1 e G2 operando em paralelo com um barramento que é um barramento infinito, suprindo em igual proporção, potência ativa e reativa a uma carga elétrica constante. Sabendo-se que equação potência ocorre de acordo com a expressão mostrada na figura 1 e considerando que sistema não sai operação devido ao distúrbios, avalie as afirmativas que seguem e marque a resposta correta entre as alternativas arroladas.
- Se um operador aumentar a corrente de excitação de campo do gerador G2, a tensão gerada por esse gerador aumenta e o ângulo de carga diminui, pois não há modificação na potência ativa que o gerador fornece ao sistema, se a potência mecânica que a turbina lhe fornece não sofre alteração.
- Se um operador diminuir a corrente de excitação de campo do gerador G1, mesmo assim a energia reativa fornecida pelo gerador G1 permanece a mesma, pois o sistema elétrico está interligado.
- Ocorrendo um distúrbio na turbina do gerador G2 que provoque a redução em 10% de potência elétrica que esse gerador fornece, a carga reduz naturalmente o seu consumo em 10% para equilibrar o sistema.
- O módulo da tensão no barramento e a frequência do sistema não decaem se a excitação do gerador G1 e a potência fornecida pela turbina ao gerador G2 diminuirem por se tratar de um barramento infinito.
É correto o que afirma apenas em: