A COLONIZAÇÃO EUROPÉIA NAS AMÉRICAS


Leia com atenção o fragmento a seguir:


À Igreja na América fora confiada uma missão prática: apressar a submissão e a europeização dos índios e pregar a lealdade à Coroa. Qualquer resistência por parte da igreja ao cumprimento dessa função era considerada um problema político e seria tratada de maneira correspondente. (BARNADAS, Josep M. A Igreja Católica na América Espanhola Colonial, p.523).


A partir do fragmento e das leituras realizadas sobre a atuação da Igreja Católica na América espanhola, é correto afirmar que:




  • A Igreja influenciou todas as fases da vida colonial e, mediante suas variadas atividades, muitas vezes desempenhou um papel decisivo na economia das colônias.

  • A Igreja Católica foi transferida para as colônias após sua decadência na Espanha em virtude da Reforma religiosa na Europa.

  • A monarquia espanhola representava o maior sustentáculo material da colonização, por esta razão a Igreja católica, apesar de atuante, não exerceu nenhum papel de dominação nas colônias.

  • Os interesses da Igreja e oda Coroa eram muito distintos, o que tornou impossível estabelecer alianças entre as funções eclesiásticas e as políticas no processo de colonização espanhola.

  • A falta de controle da administração colonial espanhola permitiu à Igreja Católica conduzir a política e a dominação dos territórios nos primeiros anos.