HISTÓRIA DA LINGUÍSTICA


Atente-se para o trecho a seguir e responda ao que lhe é solicitado.

 

Entre os romanos, a abordagem filosófica dos gregos deu margem a uma gramática normativa mais estrita. Os problemas filosóficos da linguagem, levantados pelos gregos, foram seguidos pelos estudiosos romanos. O objetivo principal da gramática latina é o “Estudo do Certo e Errado”, ela 165 História da Ciência linguística - Roma Aula também vinha tentando incessantemente manter o latim clássico em face da fala plebeia e da fala provinciana das populações heterogêneas, assim 13 como os estoicos fizeram com a língua grega. (Disponível em: < http://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/12474703042012Linguistica_Aula_13.pdf> Acesso em 17 jan. 2018).

 

 

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

 

 

I. O desaparecimento político do império romano não impediu que ele fosse visto, ao longo dos séculos, como exemplo de ordem universal a ser imitado

 

PORQUE

 

II. O cristianismo não consegue apresentar a universalidade desejada nos estudos linguísticos, pois a igreja constrói uma estrutura que aproveita em boa parte os modelos de divisões administrativas do império, quebrando toda e qualquer tradição do estudo dessa língua.

 

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.




  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

  • A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

  • As asserções I e II são proposições falsas.

  • A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.