Analise os textos abaixo e responda ao que se pede.
TEXTO I
TEXTO II
Como sabemos, os gregos foram, na Europa, os iniciados dos estudos que chamamos de “Ciência Linguística”. Foi na Grécia que se originou a gramática tradicional, porém como parte da Filosofia. Apesar da preocupação dos gregos ser apenas com sua língua, eles tinham consciência de outras línguas e das próprias diferenças dialetais, na qual os habitantes viam apenas como uma variação da mesma língua que os mantinha unidos num só povo.
Partindo dos textos I e II, é possível afirmar que:
Foi com a civilização americana que se desenvolveu, pela primeira vez, na história da humanidade, uma vontade insaciável de indagação sobre a realidade que rodeava e sobre a maneira de ser do homem no universo.
Podemos acompanhar o desenvolvimento da especulação linguística consciente, ou seja, a reflexão dos homens sobre a natureza e o uso de sua linguagem, em cada espaço territorial, a partir do período clássico da literatura grega.
Os gregos não observavam a existência de povos, línguas distintas e de dialetos entre os povos que faziam parte do mesmo país.
Os estudos dizem que os gregos foram os primeiros que iniciaram o estudo sistemático da linguagem, porém, por meio da análise do texto I, é possível identificar que essa afirmação está incorreta, devido ao grande número de dialetos existentes no mesmo país.
Sócrates, Platão e Aristóteles tentaram recorrer aos estudos literários para compor algumas teorias relativas à linguagem, pois era somente nesse ambiente em que era possível observar a língua em uso efetivo.