ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM LETRAS-PORTUGUÊS


Leia o trecho a seguir.

 

A leitura reflexiva representa uma das boas vias para entender a realidade. É verídico que em nossa sociedade as práticas leitoras são pouco incentivadas e desenvolvidas. Desta forma, dado a sua importância, a leitura deve ser estimulada e integrada ao cotidiano dos estudantes e, consequentemente de jovens e adultos.

 

(Fonte: BRASIL Escola. A importância do hábito de ler. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/literatura/a-importancia-habito-ler.htm. Acesso em: 21 fev. 2019.)

 

Baseando em seus estudos, julgue as afirmativas a seguir:

  1. Desenvolver a habilidade de “procurar as respostas escondidas nas entrelinhas”, ou seja, de inferir, é algo imprescindível à leitura.
  2. O aluno que lê com proficiência é capaz de compreender melhor o mundo, isso corrobora, inclusive, para que ele tenha mais prazer nos estudos, pois o faz com maior facilidade e fluência.
  3. Possibilitar aos educandos levantar hipóteses acerca dos subentendidos, inferindo possíveis sentidos para o texto, de forma interativa com os colegas, é uma estratégia didática que mobiliza a compreensão da temática e possibilita o aprofundamento das percepções dos aprendizes.
  4. Espera-se que o professor desenvolva a criticidade do aprendiz. O debate acerca dos textos oportuniza aos alunos momentos em que devem mostrar o que constataram, o que conhecem sobre o tema e argumentarem acerca de seus pontos de vista, construindo seus significados.

 

Marque a alternativa que contém as afirmativas corretas:

 




  • 1, 2, 3

  • 2, 3, 4

  • 3 e 4 

  • 1, 2, 3, 4

  • 1, 2, 4