ENSINO-APRENDIZAGEM DE LITERATURA


Leia o fragmento a seguir: 

 

"Propor um trabalho de criação, a partir de diferentes culturas, possibilita-nos construir um ensino de arte que dialoga com a diversidade presente em nossa realidade, além de permitir que as diferentes experiências e histórias vividas entrem para a escola, invadam nossas salas de aula e tomem conta de nós, o que cria outra dimensão e disposição para a aprendizagem." (KOLB-BERNARDES, 2015, p. 82). 

 

KOLB-BERNARDES, Rosvita. Segredos do coração: a escola como espaço para o olhar sensível. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000100006&lang=pt. Acesso em: 07 dez. 2015.

 

Você estudou sobre a importância da arte e da literatura na educação. Em relação a esse estudo, analise as afirmativas a seguir:

 

1) a apreciação de obras de arte possibilita ao aluno desenvolver habilidades como perceber, pensar, recordar, imaginar e sentir, que são necessárias ao letramento.

 

2) a realização de exercícios de produção literária oportuniza ao educando a elaboração de ideias, sensações, hipóteses e esquemas pessoais que o aluno vai construindo à medida em que vai interagindo com os conteúdos da arte, no processo dialógico.

 

3) o aluno conhecerá sua cultura, ao conhecer a literatura de outras nações, compreendendo os valores que orientam seus modos de agir e de pensar.

 

4) o exercício de percepção, proporcionado pela arte, é um pormenor quando pensamos na demanda de trabalho em relação a decodificação linguística que o professor e o aluno de língua estrangeira têm pela frente.

 

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) corretas:

 




  • 1 e 4.

  • 1, 2, 3.

  • 1, 3, 4.

  • 1, 2, 4.

  • 1, 2, 3, 4.