ENSINO-APRENDIZAGEM DE LITERATURA


Leia o texto, a seguir, sobre a relação leitor/texto.

 

Fatores linguísticos, culturais, ideológicos, por exemplo, contribuem para modular a relação do leitor com o texto, num arco extenso que pode ir desde a rejeição ou incompreensão mais absoluta até a adesão incondicional. Também conta a familiaridade que o leitor tem com o gênero literário, que igualmente pode regular o grau de exigência e de ingenuidade, de afastamento ou aproximação.

 

BRASIL. MEC/SEB. Orientações curriculares para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, 2006, v.1, p. 68.

 

Considerando o texto anterior, é correto afirmar que, no ensino de literatura na escola, os professores:

 




  • devem adotar metodologias que privilegiem o contato direto com o texto literário estabelecendo relações com outras áreas do conhecimento e com outros códigos e linguagens. 

  • devem privilegiar, no ensino médio, o estudo de clássicos da literatura estrangeira, a fim de preparar os alunos para o ingresso na universidade.

  • devem adotar, no ensino médio, obras literárias tendo como referência o conteúdo programático a ser ministrado, favorecendo a aprendizagem necessária para o ingresso na universidade.

  • devem adotar, no ensino médio, metodologias que privilegiem a história da literatura, porque é um conteúdo que deve ser compreendido em vista da proximidade do vestibular.

  • devem enfatizar o estudo das obras que se ajustam às necessidades programáticas curriculares, dando ênfase à função didático-pedagógica da literatura.