LINGUÍSTICA TEXTUAL


Leia com atenção os textos I e II a seguir.

Texto I:

0s letramentos multissemióticos exigidos pelos textos contemporâneos, ampliando a noção de letramento para o campo da imagem, da música, das outras semioses e sistemas de signos que não somente a escrita alfabética, como já prenunciava, por exemplo, a noção de “numeramento”; o conhecimento de outros meios semióticos está ficando cada vez mais necessário no uso da linguagem, tendo em vista os avanços tecnológicos: as cores, as imagens, os sons, o design etc, que estão disponíveis na tela do computador e em muitos materiais impressos. Isso tem exigido outros letramentos, por exemplo, o  visual e que “têm transformado o letramento tradicional (da letra) em um tipo de letramento insuficiente para dar conta daqueles necessários para agir na vida contemporânea” (MOITA-LOPES; ROJO, 2004, p. 38);

Texto II:

Fonte: Depositphotos. Acervo Uniube.

 

Considerando os dois textos, analise as alternativas abaixo, classificando-as com V as verdadeiras e com F as falsas:

 

(   ) A partir da leitura do texto I, podemos considerar que o texto II é contemporâneo, pois ele se vale de imagens para transmitir seus significados, por isso, sua leitura exige do leitor que ele amplie sua capacidade  leitora para além do letramento.

 

(    ) O texto I e II mantêm uma relação dialógica, por isso podemos afirmar que o sentido de um depende do outro, inviabilizando uma leitura dos textos de forma separada, uma vez que eles mantêm uma relação interdependente.

 

(     ) Inferimos que a imagem do texto II utiliza-se de símbolos que remetem à cultura de diversas regiões brasileiras como uma forma de incentivar o turismo.

 

(   ) O texto II amplia a noção de letramento para o campo da imagem, valorizando a cultura brasileira. Podemos inferir que a imagem do Cristo Redentor é uma simbologia que remete à cidade do Rio de Janeiro, uma das mais belas do país e a bola apresentada na imagem reforça a imagem do Brasil como o país do futebol.

 

Assinale a sequência correta.




  • F, F, V, V.

  • V, F, V, F.

  • V, F, V, V.

  • F, F, F, V.

  • V, V, F, F.