LINGUÍSTICA TEXTUAL


Enquanto o autor do texto dissertativo expositivo tem como objetivo expor o seu ponto de vista, sem a intenção de convencer o seu leitor, o autor do texto dissertativo-argumentativo tem como objetivo expor as suas ideias no sentido de persuadir o leitor, de convencê-lo, de influenciá-lo.

Leia, com atenção, os trechos a seguir e assinale a alternativa que traz um exemplo de texto dissertativo- argumentativo.




  • A linguagem é um sistema de comunicação que as pessoas utilizam para interagirem. É a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, como a pintura, a música, a dança, entre outras.

     

  • Folclore significa sabedoria popular. A palavra folclore vem da expressão inglesa folk-lore, que significa "saber do povo". O escritor e colecionador de antiguidades, William John Thoms, criou essa denominação, no século XIX, para identificar e interpretar os costumes e saberes do povo.

  • A Lei Federal de Incentivo à Cultura é a Lei nº 8.313, de 23 de dezembro de 1991. Trata-se da lei que institui políticas públicas para a cultura nacional, como o PRONAC – Programa Nacional de Apoio à Cultura. Essa lei é conhecida também por Lei Rouanet (em homenagem a Sérgio Paulo Rouanet, secretário de cultura de quando a lei foi criada).

  • A vivência de leitura contribui para a organização e a expressão do conhecimento. Uma vez que leitura e escrita estão intimamente relacionadas, leitores atentos assumem uma postura crítica acerca do que lê e, ao longo do tempo, melhora a qualidade dos textos que produz.

  • O termo texto é proveniente de textus-us, vinculado ao verbo latino texere, com o sentido de tecer, enlaçar, entrelaçar. Assim, o autor de um texto tece as ideias, enlaça as palavras, constituindo um todo significativo