LINGUÍSTICA TEXTUAL


Considerando o texto como uma unidade de sentido em que todos os aspectos se inter-relacionam para constituir a textualidade (construção formal, a estruturação sintática, a seleção lexical, o emprego dos recursos de coesão, o estabelecimento da coerência entre os argumentos), apresentamos alguns recursos para a produção de textos dissertativos e, consequentemente, para a correção desses textos. (FREITAS, 2018).

Com base nesse trecho, alguns critérios  poderão orientar a produção e a correção de textos dissertativos-argumentativos. São eles: adequação ao tema proposto, adequação ao tipo de texto, adequação à norma culta, coerência e coesão textuais e autoria e expressividade.

Refletindo sobre um dos critérios, que é o tema, assinale a opção que o define.




  • Diz respeito à capacidade crítica do autor na elaboração de suas ideias  em sua produção textual e também à capacidade de sair da paráfrase e ir para a polissemia.

  • Consiste no núcleo das ideias sobre as quais a tese é definida. O produtor deve manter-se fiel ao assunto que será desenvolvido na redação.

     

     

  • Consiste na relação entre o assunto abordado e a correta estruturação do parágrafo e do uso da  pontuação.

     

  • Compõe-se de recursos que fundamentam a elaboração de um texto no que se refere à conexão entre as diversas partes do texto e também ao  sentido atribuído a todos os parágrafos, ou seja, à logicidade pertinente às ideias expressas.

  • Consiste na adequação às normas registradas nas gramáticas tradicionais. Além disso, o autor  deve escolher um tipo de texto e manter-se fiel a ele.