LITERATURA AFRICANA DE LÍNGUA PORTUGUESA


 “A confusão tinha começado mesmo no princípio da escola quando Chiquito, um miúdo amarelinho como brututo e óculos de arame como era sua mania, xingou Zeca de amigo dos negros, por causa da troca da manhã. É que Zeca e Zito eram amigos de muito tempo, desde a 1ª a escola era a mesma e os dois gostavam sair nas aulas para caçar os pássaros nas barrocas das Florestas, antes de Zito Makoa, que estava morar no Rangel, ficar no largo da estátua, esperando a carinha da borla do sô Anibal, naquela hora das seis, quando o povo saíam do serviço.” (VIEIRA, Luandino. Zito Makoa, da 4ª série. In: CHAVES, Rita (org.). Contos africanos dos países de língua portuguesa. São Paulo: Ática, 2009, p. 123)

 

Com base em seus estudos sobre a prosa de ficção em Angola e o fragmento apresentado, analise as afirmações que seguem:

 

I- Apresenta uma forte tendência à linguagem oral, inclusive com expressões do quimbundo.

II- Pela narrativa, percebe-se que Zito Makoa é um menino negro e Zeca Silva, um menino branco que são amigos.

III- Pelo fragmento, pode-se perceber que o conto trata da desigualdade e preconceitos presentes na sociedade Angolana.

IV- Mostra a violência de uma sociedade em guerra e que a amizade entre Zito e Zeca como fonte de amor e inocência na busca pelo fim das batalhas.

V- Por esse fragmento, pode-se perceber que os personagens Zito e Zeca mostram que a aceitação e incorporação das diferenças é possível por meio da amizade existente entre eles.

São CORRETAS as afirmações contidas apenas em:




  •  I, II, III, IV.

  • I, III, IV, V.

  • II, III, IV, V.

  • I, II, III, V.

  • I, II, IV, V.