ANÁLISE DO DISCURSO


No livro de apoio, há  diferenças entre oração e  enunciado.

A oração não é um pensamento relativamente acabado, seus limites nunca são determinados pela alternância de sujeitos do discurso. A oração como unidade da língua oral ou escrita possui apenas entonação gramatical e o que interessa permanece no nível da estrutura, ou seja, preocupa-se com as separações entre sujeito, predicado e complementos detre outro aspectos gramaticias.

Já o enunciado é emoldurado pela alternância dos sujeitos do discurso, relaciona-se com a realidade do contexto extraverbal e com as enunciações (situações em que os sujeitos estão) de outros falantes e ganha validade semântica especial, podendo ocupar uma posição de resposta, como de concordância, de discordância, de avaliação, de execução. No enunciado, há autor, inserido em um contexto, que tem objetivos, finalidades com o que escreve ou fala para os interlocutores.

Assinale a opção cuja sequência seja um enunciado.

Aponte a opção correta.




  • Marta é uma incompetente, chega atrasada todos os dias e, ainda, é mal-humorada. (não identificação dos sujeitos.)

  • Na sequência "física é uma  ciência que investiga as leis do universo no que diz respeito à matéria e à energia", o verbo ser está conjugado no presente do indicativo.

  • A classificação de "José é estudioso." é período simples.

  • Observe nesta sequência o tipo de sujeito: "há muitos alunos interessados por tecnologia."

    https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

     

  • Em uma apresentação musical, em um grande teatro na cidade de São Paulo, um dos assistentes da plateia, muito entusiasmado, levantou-se e gritou:"MARAVILHA!!!!! ESTA É A MEHOR ORQUESTRA DO BRASIL!" Na sequência,  o público aplaudiu entusiasticamente.