CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA


A prática de produção textual deve ser centrada no trabalho com as diversas possibilidades que as crianças têm de aprender a escrever em situações semelhantes às encontradas por eles fora do ambiente escolar, como lembram os PCN de Língua Portuguesa: “Se o objetivo é formar cidadãos capazes de compreender os diferentes textos com os quais se defrontam, é preciso organizar o trabalho educativo para que experimentem e aprendam isso na escola”. (BRASIL, 1997, p. 55). Com base no exposto, marque a opção CORRETA que apresenta sugestões para o desenvolvimento da produção escrita na sala de aula.

 




  • Leitura silenciosa; dramatizações; leitura em voz alta; compreensão da natureza alfabética do sistema de escrita.

  • Oralização de textos escritos; leitura de textos em voz alta; transcrição do texto a ser lido; leitura diária; dramatizações.

  • Leitura diária; leitura colaborativa; projetos de leitura; atividades permanentes de leitura; leitura feita pelo professor.

  • Leitura de textos em voz alta; leitura e debate sobre o texto; desenvolvimento de projetos de leitura; produção de textos escritos.

  • Produzir textos em situações diversificadas; formulação de perguntas sobre o texto lido; resumo do texto lido; produção de texto em grupo; ditar para que o professor escreva, quando o aluno ainda não sabe escrever.