HISTÓRIA DA ÁFRICA, CULTURAS AFRICANA E INDÍGENA NO BRASIL


As autoras do artigo “A Temática Indígena na Escola: ensaios de educação intercultural” nos revela que há uma luta dos povos indígenas, dentre outras, que diz respeito à educação: “Se aparecem [os índios] nos cenários políticos nacionais e internacionais, se lutam por direitos constitucionais em relação à terra, à saúde e à educação, não deixam também de colocar nas pautas de suas preocupações o cuidado necessário que as escolas não indígenas tenham a mão informações mais dignas, apoiadas em conhecimentos respeitosos (...).” (BERGAMASCHI, M. A.; GOMES, L. B. A Temática Indígena na Escola: ensaios de educação intercultural. Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, 2012, p. 55)

 

A preocupação citada acima se justifica pela forma como a escola lidou, durante séculos, com a temática indígena. Nesse sentido, assinale a alternativa correta:

 




  • Os índios têm uma preocupação comum com as escolas indígenas e não se ocupam das ciências escolares não-indígenas.

  • Os índios não conheciam a escrita e, portanto, as escolas não se preocupavam com a sua educação.

  • As concepções apresentadas nas escolas sobre os indígenas eram (e ainda são) estereotipadas, preconceituosas e discriminatórias.

  • Os conhecimentos sobre a cultura indígena se intensificaram nas escolas após a independência política do país.

  • A história e a cultura dos povos indígenas ocuparam um lugar de destaque nas aulas de História, a partir da instauração da República.