GOVERNANÇA E ESTRATÉGIA CORPORATIVA


Conforme vimos até agora, os riscos não andam sozinhos neste contexto da gestão corporativa, onde se tem então a Governança + gerenciamento de riscos + conformidade. Neste sentido temos assim o nascimento da GRC, que é um termo abrangente para a forma como as corporações lidam com três áreas que as ajudam a atingir seus objetivos, em que de maneira que  à ideia de trazer ainda mais processos e procedimentos corporativos seria imaginar se isso não seria apenas mais burocracia retrabalho. Onde o conselho deverá permear dentro destas três “dimensões”, pois estão completamente interligadas. É fato então que a GRC traz sim benefícios para a governança corporativa desde que bem implantada com a devida sinergia entre todas as partes interessadas.

 

Com tudo aquilo que temos sobre os conceitos de GRC, seus benefícios, sua forma de atuação, os cuidados perante a forma como é implantada, a importancia de sua integração junto ao negócio e demais aspectos inerentes aos seus processos, podemos assim afirmar que não faz parte da GRC:

 




  • O principal objetivo do GRC como prática empresarial é criar uma abordagem sincronizada a estas áreas, evitando a repetição de tarefas e garantindo que as abordagens utilizadas são eficazes e eficientes.  

  • GRC busca  construir um ambiente de gestão com um grau de visibilidade e dinamicidade nunca antes visto para aqueles que estão tomando decisão

  • Ter processos semelhantes duplicados em uma empresa é uma forma extremamente ineficiente de operar e o GRC pode liberar equipes inteiras para trabalhar em outros projetos.

  • A proposta de GRC é, justamente, se conectar às diversas fontes de informação existente em uma organização, coletando continuamente as principais informações geradas nos silos funcionais e disponibilizá-las, em tempo real (ou quase real), nos painéis de indicadores e de monitoração de riscos.

  • GRC visa aumentar a complexidade de processos já sobrecarregados, mas ajudar a condensá-los e esclarecê-los para permitir um funcionamento mais forte.