METODOLOGIA DO ENSINO DE FÍSICA


Leia o texto a seguir:

 

Os medicamentos cloroquina, hidroxicloroquina, nitazoxanida e ivermectina somente poderão ser vendidos mediante receita médica a partir de agora, seguindo a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 405/2020, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) desta quinta-feira, dia 23 de julho. A Resolução estabeleceu regras de controle específicas para a prescrição, a dispensação e a escrituração dos quatro fármacos. De acordo com a Agência, essa lista poderá ser revista a qualquer momento para a inclusão de novos remédios, caso seja necessário. A restrição vale tanto para as formas puras dos remédios como para medicamentos em que as substâncias aparecem associadas a outras. A resolução só não é válida para medicamentos à base de cloroquina distribuídos em programas públicos governamentais. A grande procura pelos fármacos tem feito com que o preço deles aumente ou que haja falta nas farmácias. O objetivo da norma é coibir a compra indiscriminada de medicamentos que têm sido amplamente divulgados como potencialmente benéficos no combate à infecção humana pelo novo coronavírus, embora ainda não existam estudos conclusivos sobre o uso desses fármacos para o tratamento da Covid-19.

 

Fonte: Portal PEBMED. Disponível em: https://pebmed.com.br/hidroxicloroquina-e-ivermectina-passam-a-ser-controlados-durante-pandemia/. Acesso em: fev. 2021. Adaptado.

 

Os medicamentos citados no texto passaram a ser regulados devido à alta procura nas farmácias. Segundo algumas autoridades brasileiras, esses medicamentos podem ser utilizados para a prevenção do covid-19. No entanto, não há nenhuma comprovação científica que indique a utilização desses medicamentos na prevenção do vírus. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta:

 




  • A comprovação científica é necessária apenas para casos do novo coronavírus.

  • A comprovação científica apresentada no texto significa que os medicamentos foram estudados a ponto de serem validados como potenciais agentes combatentes ao novo coronavírus.

  • Todos os medicamentos citados no texto não precisam de comprovação científica para combater o novo coronavírus.

  • A comprovação científica apresentada no texto significa que os medicamentos não foram estudados a ponto de serem validados como potenciais agentes combatentes ao novo coronavírus.

  • A comprovação científica citada no texto é apenas um detalhe para a utilização dos medicamentos citados contra o novo coronavírus.