ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO


Nesta disciplina, você aprendeu um pouco sobre a história da alfabetização e, com certeza, relembrou a forma em que foi alfabetizado (a). Coincidência ou não, acreditamos que muitos, quando o assunto é alfabetização, a primeira lembrança ainda é a cartilha.

A partir dos estudos que foram realizados, a experiência de alfabetização com a cartilha está relacionada com:

I - (     )   Nesse modelo, a escrita é entendida como representação da linguagem oral, ou melhor, uma codificação da fala, no qual o processo de alfabetização fica reduzido ao ensino de uma junção de letras, trabalhando de forma mecânica a leitura e a escrita.

II - (      )  As atividades apresentadas nas cartilhas são, em sua maioria, atividades compostas de frases soltas, desprovidas de sentido e significados, muitas vezes repetindo sequências de letras visando apenas à memorização.   

III - (      )  Esse modelo tradicional, que liderou por décadas, passa a ser fortemente criticado, por não atender às exigências dessa nova sociedade, hoje muito mais dinâmica e complexa.

IV - (      )   Para atender às necessidades de um mundo, agora globalizado, não basta ao trabalhador apenas o domínio mecânico do código escrito, no que diz respeito ao seu processo de aquisição da língua escrita. 

 V - (      ) Nesse contexto de muitas insatisfações,  alguns estudiosos chegaram à conclusão de que faltava a essas crianças uma interação maior com a língua escrita, pois saber ler  é  decifrar e escrever  é apenas  copiar letras.

 

Está CORRETO o que se afirma em:




  • I, II, III, IV e V.

  • I, III e V.

  • II e IV.

  • I, II, IV e V.

  • III, IV e V.