Alvarenga et al. (2010) argumentam que a redução da alíquota do IPI para os automóveis foi uma das medidas adotadas para evitar a tendência de recessão provocada pela crise mundial. Além da indústria automobilística, os produtos da linha branca também foram contemplados com a redução da alíquota do IPI.
Neste sentido, a desoneração do IPI visa:
A intenção com a desoneração do IPI era de diminuir o consumo dos produtos do mercado interno para preservar o equilíbrio econômico e evitar uma recessão.
A intenção com a desoneração do IPI era de equilibrar o consumo dos produtos do mercado interno para preservar o equilíbrio econômico e evitar uma recessão.
A intenção com a desoneração do IPI era de aumentar o consumo dos produtos do mercado interno para preservar o equilíbrio econômico e evitar uma recessão.
A intenção com a desoneração do IPI era de aumentar o consumo dos produtos do mercado interno para desestabilizar o equilíbrio econômico e evitar uma recessão.
A intenção com a desoneração do IPI era de diminuir o consumo dos produtos do mercado interno para desestabilizar o equilíbrio econômico e evitar uma recessão.