ESTUDOS GRAMATICAIS


Leia o texto a seguir e depois responda à questão.

 

Língua, tal como o português, o inglês, o espanhol e o basco (falado na região dos Pirineus, incluindo parte da França e da Espanha), é um sistema formado por regras e valores presentes na mente dos falantes de uma comunidade linguística e aprendido graças aos inúmeros atos de fala com que eles têm contato. Por sua vez, idioma é um termo referente à língua usado para identificar uma nação em relação às demais e está relacionado à existência de um estado político. Por isso, espanhol é um idioma, mas o basco, não, e o português é uma língua e um idioma. Ou seja, o idioma sempre está vinculado à língua oficial de um país. Já dialeto é a designação para variedades linguísticas, que podem ser regionais (como o português falado em Recife e o champanhês, falado na região francesa de Champanhe, com seus sotaques e suas expressões particulares) ou sociais (o português falado pelos economistas, com jargões).

 

 Disponível em: Acesso em nov. 2020.

 

De acordo com as ideias do texto, analise as proposições.

 

(01). A Língua Portuguesa pode ser definida como um conjunto de variedades linguísticas.

(02) “Tu foi” e “Então tá” são frases da língua popular, exemplos de “dialetos”, de acordo com o texto.

(04) As frases “Tu foi” e “Então tá” são frases da língua popular que devem ser banidas de todos os contextos, por serem uma forma inculta de expressão.

(08) O nosso “português” é, na realidade, a união de todas as formas de falar similares usadas pelos brasileiros, compreensíveis entre si em maior ou menor grau.

(016) Idioma é a língua oficial de um país. Dialetos são variações regionais. Portanto, os dialetos do português não podem ser considerados como língua portuguesa.

 

A soma da(s) proposição(ões) corretas é:




  • Quinze (15).

  • Oito (8).

  • Vinte (20).

  • Onze (11).

  • Trinta e um (31).