LINGUÍSTICA TEXTUAL: COESÃO E COERÊNCIA


Leia o texto a seguir.

 

As centrais sindicais brasileiras enviaram uma carta à presidente, fazendo sugestões para enfrentar a atual crise financeira nacional. O documento é útil por dois motivos. Primeiro, para saber da quantidade de centrais que o país possui. Segundo, por revelar a preocupação dos dirigentes sindicais com os atos do atual governo.

 

Na sequenciação frástica, a progressão temática assume vital importância na sequenciação do texto. Nesse sentido, “o tema constitui o tópico, aquilo que é dado, conhecido, e o rema, o comentário, aquilo que se acrescenta ao tema, fazendo o texto progredir” (MARTINS, 2011, p.86). 

 

Baseando-se nesse estudo, analise as expressões “uma carta” e “O documento” presentes no texto acima e avalie as afirmativas a seguir. Assinale a única afirmativa CORRETA:

 




  • O tema principal “uma carta” é constituído pelas partes “primeiro” e “segundo”, sendo assim a progressão temática é feita pelo desenvolvimento de partes de um rema subdividido.

     

  • Por meio dessas expressões, percebemos que os temas são variados, ou seja, que são temas parciais pertencentes ao hipertema “uma carta”. Assim, este é o tema global.

     

  • A expressão “uma carta” é retomada pelas expressões “atual crise financeira nacional” e “atos do atual governo” assim vemos que a um mesmo tema são acrescentadas, em cada enunciado, novas informações remáticas.

  • Por meio das expressões “uma carta” e “O documento”, percebemos uma progressão temática linear, pois o rema de um enunciado passa a ser tema do enunciado seguinte.

     

  • As expressões mostram um salto temático, configurando a omissão de um segmento intermediário da cadeia de progressão temática que é facilmente deduzível no contexto.