A metodologia de projetos, aplicada em situações de ensino e aprendizagem de língua materna, implica a interação com os pressupostos da teoria dos gêneros textuais e suas possibilidades. Desta afirmação, pode-se inferir que:
dentro da metodologia de projetos, o professor deve elaborar estratégias que ajudem na construção de conhecimentos, por meio de metodologias que sejam fundamentadas no ensino por competências gramaticais.
a metodologia de projetos deve ser utilizada com os gêneros textuais para valorizar o estudo das estruturas sintáticas que compõem a língua.
o trabalho com os gêneros do discurso não deve contemplar os gêneros literários, pois estes necessitam de uma outra metodologia, diferente da metodologia de projetos.
a associação da metodologia de projetos com a teoria dos gêneros tem se mostrado eficiente no sentido de os interlocutores compreenderem e exercitarem a escuta, a fala, a leitura e a escrita, que são atividades da prática social.
a metodologia de projetos é um desdobramento do ensino por objetivos e competências gramaticais, os quais também podem ser aliados à teoria dos gêneros do discurso.