HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL


Em carta enviada à Lisboa em 1558, o padre jesuíta Manuel da Nóbrega destaca:

 

A lei, que lhes hão-de dar, é defender-lhes comer carne humana e guerrear sem licença do Governador; fazer-lhes ter uma só mulher; estirem-se, pois têm muito algodão; ao menos depois de cristãos, tirar-lhes os feiticeiros; mantê-los em justiça entre si e para com os cristãos; fazê-los viver quietos sem se mudarem para outra parte, [...] tendo terras repartidas que lhes bastem, e com estes Padres da Companhia para os doutrinarem.

(Padre Manuel da Nóbrega, "Carta da Baía", 8 de maio de 1558)

 

O trecho em destaque ilustra claro processo de assujeitamento dos índios pelos missionários jesuítas. Sobre as funções desempenhadas pelos jesuítas durante a colônia, julgue as assertivas a seguir, indicando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.

 

( ) A imposição da catequese pelos jesuítas provocou a desintegração da cultura indígena e o extermínio de uma grande quantidade de índios confinados nas missões.

( ) A missão de contrarreforma jesuíta garantiu o fortalecimento da cultura indígena no Brasil-colônia ao preservar as tradições culturais e religiosas dos povos nativos.

( ) A imposição dos princípios cristãos por meio da catequese favorecia o avanço do processo de colonização e utilização de mão-de-obra escrava indígena.

( ) A catequese jesuíta preservava nas áreas de missão os padrões originais de religiosidade, moralidade e organização política dos indígenas.

( ) A missão pedagógica e catequética dos padres jesuítas seguia a orientação da educação indígena, no sentido de estimular a formação, na colônia, de uma elite intelectual católica.

 

Assinale a sequência CORRETA.




  • V, F, V, F, V.

  • V, F, F, V, V.

  • F, F, F, V, V.

  • V, V, F, F, V.

  • F, V, F, V, F.