ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PEDAGOGIA
(ENADE Pedagogia/2011 – com adaptações)
Muitas vezes, os próprios educadores, por incrível que pareça, também vítimas de uma formação alienante, não sabem o porquê daquilo que dão, não sabem o significado daquilo que ensinam e quando interrogados dão respostas evasivas: “é pré-requisito para as séries seguintes”, “cai no vestibular”, “hoje você não entende, mas daqui a dez anos vai entender”. Muitos alunos acabam acreditando que aquilo que se aprende na escola não é para entender mesmo, que só entenderão quando forem adultos, ou seja, acabam se conformando com o ensino desprovido de sentido.
VASCONCELLOS, C. S. Construção do conhecimento em sala de aula. 13ª ed. São Paulo: Libertad, 2002, p. 27-8.
Correlacionando a proposta da BNCC para o ensino de Arte e o texto de Vasconcellos, avalie as afirmações a seguir.
I. No Ensino Fundamental, o Componente Curricular Arte favorece o respeito às diferenças e o diálogo intercultural, pluriétnico e plurilíngue, importantes para o exercício da cidadania.
II. Saber qual conhecimento deve ser ensinado nas escolas continua sendo uma questão nuclear para o processo pedagógico.
III. Para o Componente Curricular Arte é importante considerar o diálogo entre as linguagens - Artes visuais, Dança, Música e Teatro -, o diálogo com a literatura, possibilitando o contato e a reflexão acerca das formas estéticas híbridas.
IV. A escola deve ensinar os conteúdos previstos na matriz curricular, mesmo que sejam desprovidos de significado e sentido para professores e alunos.
É correto apenas o que se afirma em: