CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA


A tirinha abaixo retrata muito bem  “o ensino da Língua Portuguesa nos dias atuais”, em que suscitar na criança o senso investigativo é fator relevante ao se trabalhar  no Ensino Fundamental. Diante disso, marque as alternativas que contemplem a importância de o ensino da leitura e da escrita ocorrer em contextos significativos para o aluno.

 

  charge_UNIUBE.PNG

 

I – O aluno se sentiu motivado para a descoberta, pois recebeu a resposta “pronta” e assim, fica mais fácil sua aprendizagem.

 II- Atividades de resolução de problemas que exijam levantamento de hipóteses, verbalização, comparação e o confronto de ideias estimula o aluno a fazer inferências, ou seja, reconhecer elementos implícitos no texto, o que não está dito, mas pode ser percebido.

 III- A criança precisa viver a experiência da “autoria”. Isso estimula a escrita, amplia o vocabulário e desenvolve a imaginação e  a criatividade.

IV- Segundo os PCN (2001), trabalhar com a diversidade textual, fazendo com que o indivíduo desenvolva significativamente as etapas de leitura é contribuir para a formação de leitores proficientes e escritores competentes.

Estão CORRETAS as afirmativas contidas em:

 




  •   III apenas.

  • II e IV apenas.

  •  III e IV apenas.

  •  I, II e IV apenas.

  • II,III, IV apenas.