MÁQUINAS ELÉTRICAS
De acordo com Kosow (2005), em seu livro Máquinas elétricas e transformdores, a fem induzida no rotor de um motor de indução de rotor bobinado pode ser coletada dos anéis do circuito do rotor, e, se o motor de rotor bobinado é acionado a qualquer velocidade, resulta em um gerador de indução que atuará como conversor de frequência, meramente pela variação da velocidade do rotor e do seu sentido de rotação. Ainda conforme o referido autor, se o estator de uma máquina de indução é excitado a 60Hz, o acionamento do rotor no mesmo sentido (que o movimento como motor) produzirá frequências abaixo de 60Hz; e, quando acionada à velocidade síncrona no sentido oposto, a máquina gerará 120Hz, em consonância com a equação geral para a frequência de um conversor de indução, numerada como equação 1, em qual, o sinal mais é usado quando o sentido da rotação é oposto ao campo girante do estator e o sinal menos quando o sentido é o mesmo do campo girante; e onde fconv é a frequência das tensões do conversor em Hz, fsinc é frequência síncrona do estator em Hz, Nconv é a velocidade do conversor em rpm e Nsinc é a velocidade síncrona da máquina em rpm.
fconv = fsinc x [1 ± (Nconv/Nsinc)] (1)
Dessa forma, antes do advento dos inversores de frequência, os motores de indução com rotor bobinado eram utilizados em aplicações que demandavam operação com frequência variável. Um sistema possível de ser implementado, como mostra a figura 1, exemplifica essa operação.
Figura 1 - Desenho esquemático de um motor de indução de rotor bobinado acionado por um motor de corrente contínua.
Considere que nessa operação, um motor de corrente contínua acoplado à um motor de indução com rotor bobinado, 380V, 6 polos, em 60Hz, constitui-se em uma fonte de frequência variável obtida via terminais do rotor do motor de anéis. Para esse arranjo determine quais são as velocidades que o motor de corrente contínua deve girar para obter a frequência de 50Hz nos terminais do rotor. Depois, marque a resposta correta entre as alternativas que se seguem.