CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM


Prof. Roberto pretende interpor uma ação contra sua colega de trabalho, profa. Lorena, ao argumento de que, na Universidade em que trabalham, as vagas de garagem de ambos ficam uma do lado da outra, mas a profa. Lorena, sempre muito atarefada, por reiteradas vezes acaba por estacionar o seu veículo de modo torto, invadindo a vaga do prof. Roberto e o impedindo de estacionar. O prof. Roberto já foi conversar com a profa. Lorena, mas essa o desacatou, afirmando que o professor precisava era de mais serviço. Também a diretoria da Universidade já foi acionada, mas ninguém quis se intrometer. Diante dessa situação, assinale a alternativa correta:




  • Não há mais como se propor qualquer meio alternativo de solução de litígios, haja vista que o prof. Roberto já fez um comunicado à direção do curso, de forma que não há mais confidencialidade no caso.

  • Caso a profa. Lorena aceite se submeter a um dos métodos alternativos de solução de litígios, a única forma possível seria a conciliação, por se tratar de um assunto de menor importância

  • Em que pese o prof. Roberto ter direito a propor uma ação, ele também pode convidar a profa. Lorena para, juntos, participarem de um procedimento de mediação, já que a convivência entre ambos se prolongará pelo tempo.

  • Para solucionar casos assim, só resta ao prof. Roberto interpor mesmo uma ação judicial, pois nenhum dos meios alternativos de solução de litígios, em especial a mediação, a conciliação e a arbitragem, servirão para solucionar tal demanda

  • Para se obter uma decisão mais rápida, o prof. Roberto pode exigir que a prof. Lorena se submeta a um procedimento de arbitragem.