BIOTECNOLOGIA E BIOÉTICA


A interferência mediada por RNA é um fenômeno que ocorre naturalmente nos organismos e parece exercer um papel na eliminação de RNAs mensageiros anômalos (RNA não genômicos) e na defesa do organismo contra parasitas moleculares como transposons (segmentos de DNA que têm a capacidade de se mover e replicar dentro do genoma) e vírus.

A respeito do texto acima, avalie as asserções a seguir, considerando as aplicações do RNAi e a relação proposta entre elas.

I)  O câncer é uma patologia caracterizada pela proliferação exarcebada de células devido à perda do controle da divisão celular. A perda deste controle está ligada a mutações em genes controladores do ciclo celular, como oncogenes, genes supressores tumorais e de reparo de DNA. O objetivo da utilização do RNAi é bloquear a expressão de genes controladores do ciclo celular impedindo o crescimento tumoral, destruindo as células malignas. Normalmente, em tratamentos como quimioterapia e radioterapia, as células normais do organismo acabam por serem danificadas. Para evitar isso, o RNAi pode ser desenhado para silenciar a expressão de genes presentes especificamente em células tumorais (REDDY, SARAJAMMA, RAMAKRIHNA, 2006).

II) Devido à alta taxa de mutação apresentada pelos vírus em geral, terapias antivirais são difíceis de serem desenvolvidas. No entanto, os estudos com o RNAi apresenta resultados promissores em relação ao desenvolvimento deste tipo de terapia. Apesar da técnica de interferência mediada por RNA ser bastante utilizada no estudo de diversas infecções virais, é nos vírus da hepatite C (HCV) e da imunodeficiência humana (HIV) que esta técnica é mais aplicada, a fim de sua maior exploração (CHIU et al., 2003).

III) O mecanismo de RNAi demonstra que tudo o que se foi pesquisado, descoberto e acreditado por décadas, vai muito mais além, já que hoje ele é uma prova de que as funções do RNA na célula não se resumem em transportar as informações do DNA para a mesma. Esse mecanismo permite a degradação do RNAm de um gene específico e seu consequente silenciamento, trazendo para a atualidade uma nova ferramenta na área da Biologia Molecular.

Está correto o que se afirma em:




  • I, II e III.

  • II e III, apenas.

  • II, apenas.

  • I, apenas.

  • I e III, apenas.