BIOTECNOLOGIA E BIOÉTICA


A propagação in vitro de plantas. O que é isso?

A propagação in vitro de plantas, chamada também micropropagação, é uma técnica para propagar plantas dentro de tubos de ensaios ou similares de vidro (por isso, o termo in vitro), sob adequadas condições de assepsia, nutrição e fatores ambientais como luz, temperatura, gás oxigênio e gás carbônico. É uma parte importante de biotecnologia, conjuntamente com outras duas áreas: DNA recombinante e fermentação. A cultura in vitro, apresenta diferentes modalidades conforme os objetivos de sua aplicação, como por exemplo, cultura de protoplastos; anteras; calos; células em suspensão; sementes, etc.

Fonte: Disponível em: http://www.biotecnologia.com.br/revista/bio19/19_3.pdf. Acesso em: 21 out.2016.

Considerando as informações do texto acima e seus estudos sobre a cultura de tecidos vegetais, analise as frases abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I) A cultura de tecidos in vitro, introduzida no início do século XX, “compreende a cultura de células, tecidos ou órgãos, em condições de assepsia e meios de cultura artificiais”. Possibilita a criação de uma nova planta a partir de uma pequena parte de uma planta adulta, chamada explante. Esse explante é cultivado em laboratório, em meios de cultura estéreis e específico e induzido a se regenerar num vegetal completo, semelhante à planta original, doadora do explante.

II) Diferentes tecidos podem ser utilizados como explantes, entre eles: células isoladas, fragmentos de hastes e folhas, anteras, raízes, gemas axilares ou apicais e até órgãos de armazenamento. A técnica deve ser executada em condições de esterilidade, em câmaras de fluxo laminar horizontal, e as plantas originadas são conservadas em salas de crescimento adequadas, controlando-se a temperatura, umidade e o fotoperíodo.

III) No fenômeno da totipotencialidade, a célula vegetal tem a capacidade de se organizar em um novo indivíduo, mantendo a informação genética necessária, sem a ocorrência de recombinação gênica, originando uma nova planta. Teoricamente, todas as células vegetais possuem a peculiaridade da totipotência. Contudo, a manifestação da totipotencialidade está diretamente relacionada com a quantidade de tecido meristemático contido no explante. Por esta razão, ápices caulinares são melhores explantes para regeneração de novas plantas, quando comparados com segmentos de folhas e hastes.

IV) A micropropagação é uma técnica para propagar plantas dentro de tubos de ensaios ou similares de vidro, sob adequadas condições de assepsia, nutrição e fatores ambientais como luz, temperatura, gás oxigênio e gás carbônico.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmação(ões) contida(s) em:




  • I, III e IV, apenas.

  • II, apenas.

  • III e IV, apenas.

  • I, II, III e IV.

  • I, II e III, apenas.