BIOTECNOLOGIA E BIOÉTICA
Primeiramente, leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Biotecnologias de terceira geração
Costuma-se dividir a evolução de biotecnologia em três fases: a biotecnologia de primeira geração, incluindo o uso secular da fermentação; a de segunda geração, surgida após a II Guerra Mundial, com o desenvolvimento de tais processos para a produção de antibióticos; e a de terceira geração, de rápido crescimento a partir dos anos 70, com técnicas de manipulação de seres vivos. Isto inclui a tecnologia do DNA recombinante e de anticorpos monoclonais, síntese de genes, técnicas de cultura de célula ou de tecidos, purificação em larga escala de proteínas e macromoléculas. Inseridas neste movimento, a chamada engenharia genética refere-se em geral a dois diferentes grupos de técnicas: DNA recombinantes (rDNA, obtido em 1973 por Cohen e Bover) e hibridomas (técnicas de fusões de células).
Fonte: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59701995000100009. Acesso em: 16 out.2016.
Considerando as informações do texto acima e seus estudos sobre Biotecnologia clássica, analise a veracidade das afirmações a seguir.
I) A Biotecnologia tem como principal objetivo a aplicação de processos biológicos, por meio do uso de microrganismos e/ou outros agentes biológicos, no desenvolvimento de novos produtos e serviços, que são revertidos em benefícios para a sociedade, a partir dos avanços gerados em áreas como saúde humana e animal, agricultura e manejo do meio ambiente.
II) A Biotecnologia clássica ou convencional é o ramo das Ciências Biológicas que utiliza seres vivos encontrados na natureza e otimizados pela mão do homem para determinada função produtiva, mediante isolamento, seleção e cruzamentos genéticos naturais (ainda que induzidos) entre espécies e variedades sexualmente compatíveis.
III) A Biotecnologia moderna é o ramo das Ciências Biológicas que, a partir de seres vivos naturais, busca obter outros seres vivos não encontráveis na natureza, gerados, portanto, pela aplicação de técnicas não naturais de seleção, transformação genética e otimização fisiológica.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) assertiva(s) contida(s) em: