ANÁLISE DO DISCURSO


Freitas (2001) afirma ser necessário que o leitor tenha uma atitude responsiva ativa diante do texto. Compreender é participar de um diálogo com o autor, com o destinatário, com o outro.

Bakhtin (1995) diz que toda palavra comporta duas faces. Ela constitui justamente o produto da interação do locutor e do ouvinte.

A partir dessas reflexões, vamos imaginar uma foto, que tenha sido publicada em um jornal impresso de grande circulação: “um quadro de giz, de uma escola pública da periferia de uma capital brasileira, com a palavra VIOLÊNCIA nele escrita. Além disso, aparece no quadro vários desenhos de marcas de tiros de arma de fogo.”

Agora, você como leitor ativo, dialogue com essa imagem, pensando nas condições de produção em que essa foto está inscrita e conclua que:

I Vive-se em um país marcado pela violência, principalmente, em grandes cidades.

II Muitos alunos, que buscam a escola para adquirir conhecimentos, encontram nela um ambiente de medo e de insegurança.

III A situação da violência, que assusta pais, alunos, professores, tem maior incidência em escolas de regiões  mais pobres.

IV A escola, hoje, tem como concorrente as tecnologias usadas pelos jovens, o que os desestimulam a continuar seus estudos.

Assinale a opção que tenha afirmações verdadeiras de acordo com o que está posto anteriormente.




  • I, III e IV.

  • III e IV.

  • I, III e IV.

  • II e III.

  • I, II e III.