LEGISLAÇÃO E DIREITO AMBIENTAL
Um dos pontos de maior discussão no campo do Direito Ambiental é o conflito entre meio ambiente e propriedade, já que a proteção ambiental causa limitações ao direito de propriedade, principalmente em seus aspectos econômicos (FINK, 2005).
FINK, Daniel Roberto. Legislação Ambiental Aplicada. In: Saneamento, saúde e ambiente: fundamentos para um desenvolvimento sustentável. Arlindo Philippi Jr., editor. Coleção Ambiental, 2. Barueri, SP: Manole, 2005.
Considerando o tema meio ambiente no ordenamento jurídico brasileiro e a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), avalie as afirmativas a seguir:
I – Para a Constituição Federal, o meio ambiente é bem de uso comum do povo e para a doutrina jurídica é bem difuso, ou seja, é bem da coletividade e, sua proteção beneficia a todos.
II – Segundo a Constituição, o meio ambiente é princípio condicionador de toda a ordem econômica, estando o exercício de atividades sujeito a controle ambiental prévio.
III – A Política Nacional do Meio Ambiente estabelece, entre outros, o princípio do patrimônio público, o planejamento e a fiscalização do uso e a educação ambiental.
IV – O estabelecimento de padrões de qualidade ambiental, zoneamento ambiental, licenciamento e o relatório de Qualidade Ambiental são alguns dos instrumentos da PNMA.
É correto o que se afirma em: