LEGISLAÇÃO E DIREITO AMBIENTAL


Leia o trecho da reportagem a seguir:

 

Tragédia da Vale põe em xeque pressão política por licença ambiental rápida e simples

 

O rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho (MG) – que deixou, até a última atualização (28/02/2019), 186 mortos – não deve inibir os esforços do setor produtivo por mudanças que acelerem e simplifiquem o processo de licenciamento ambiental. A pauta é uma das prioridades da indústria e do agronegócio, que argumentam haver um excesso de burocracia na liberação de licenças atravancando o desenvolvimento do país. A percepção é compartilhada pelo presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Já ambientalistas e acadêmicos temem que a flexibilização gere mais desastres. Eles dizem que a demora nos processos de licenciamento reflete o sucateamento de órgãos ambientais e cobram mais recursos para a área [...] (SCHREIBER, 2019).

 

SCHREIBER, M. Tragédia da Vale põe em xeque pressão política por licença ambiental rápida e simples. In: BBC News Brasil. Disponível em: . Acesso em: 17 abr. 2020.

 

Considerando o atual processo de licenciamento ambiental no Brasil, avalie as afirmativas a seguir:

 

I - A licença ambiental é um ato administrativo, concedida pelo Poder Público para quem deseje exercer uma atividade potencialmente nociva ao meio ambiente.

II – Na licença prévia são avaliadas a localização e viabilidade ambiental da requerente e também se estabelece os requisitos básicos e condições obrigatórias.

III – A licença de operação desempenha um papel de maior importância dentro do licenciamento ambiental, pois é quando se analisam os impactos ambientais.

IV – A licença ambiental simplificada pode ser concedida pelo órgão ambiental competente para aqueles empreendimentos de menor potencial poluidor.

 

Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa correta.




  • I e IV, apenas.

  • II, III e IV, apenas.

  • I, III, IV, apenas.

  • II e III, apenas.

  • I, II e IV, apenas.