LEGISLAÇÃO E DIREITO AMBIENTAL


Leia o trecho da reportagem a seguir:

 

ONU quer reduzir em 50% as mais de 1 milhão de mortes por acidentes no trânsito

 

Entre as principais recomendações da Declaração de Estocolmo está o controle da velocidade no trânsito, incluindo a meta de estabelecer um limite máximo de 30 km por hora em áreas de maior concentração de usuários vulneráveis e veículos - exceto se houver “fortes evidências” de que velocidades acima deste limite possam ser adotadas com segurança. A cada ano, os acidentes de trânsito causam a morte de mais de 1,35 milhão de pessoas em todo o mundo, além de 50 milhões de feridos - e segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os acidentes são a principal causa de morte entre crianças e jovens com idade entre 5 e 29 anos. “É preciso trabalharmos juntos para compartilhar experiências sobre a imposição de leis relacionadas a riscos comportamentais como excesso de velocidade, beber e dirigir e não utilizar cintos de segurança, cadeiras adaptadas para crianças e capacetes de motocicleta, além da implementação de iniciativas comprovadas para mitigar tais riscos, que podem salvar centenas de milhares de vidas”, diz a declaração da conferência, que terá duração de três dias [...] (RFI, 2020).

 

Disponível em: http://www.rfi.fr/br/europa/20200219-onu-quer-reduzir-em-50-os-mais-de-1-milh%C3%A3o-de-mortes-por-acidentes-no-tr%C3%A2nsito. Acesso em: 4 maio 2020.

 

Considerando o contexto da Declaração de Estocolmo, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.

 

I - A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano foi convocada para examinar as ações nos níveis nacional e internacional que poderiam limitar e eliminar os obstáculos ao meio ambiente humano.

 

PORQUE

 

II - A preparação e a realização da Conferência de Estocolmo deram-se em momento histórico marcado pelo forte questionamento tanto do modelo ocidental de desenvolvimento quanto do modelo socialista.

 

É correto o que se afirma em:




  • As asserções I e II são proposições falsas.

  • A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

  • A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.