LEGISLAÇÃO E DIREITO AMBIENTAL
O desenvolvimento econômico trouxe consigo grandes avanços tecnológicos, no entanto, o alto grau de exploração de recursos naturais resultou em sua degradação, causando impactos na biodiversidade. Uma das formas de minimizar tais impactos na natureza, protegendo áreas de fragilidade e de importância biológica foi a criação de Unidades de Conservação (UCs) (CHAVES e SILVA, 2018).
Disponível em: https://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/bitstream/doc/1099248/1/PLEvolucaoGeopantanal.pdf. Acesso em: 02 abr. 2020.
Considerando as Unidades de Conservação, analise as afirmativas a seguir:
I - Dentre as formas de conservação e preservação ao meio ambiente surgiram as Unidades de Conservação (UCs) cujas criações e implantações buscam isolar e proteger de forma direta as áreas de fragilidade e importância ambiental.
II - A Área de Proteção Integral tem como objetivo preservar a natureza da área onde seu uso só pode ser feito de forma indireta e, em alguns casos há exceções, como intervenção para manejo, pesquisas científicas e medidas de restauração.
III - As Áreas de Proteção Ambiental são constituídas por áreas com características específicas, sejam bióticas ou abióticas, estéticas ou culturais, que são consideradas importantes para o bem-estar humano.
IV - As Reservas de Fauna são criadas para manter populações animais de espécies nativas, terrestres ou aquáticas, residentes ou migratórias voltados para estudos técnico-científicos sobre o seu manejo econômico e sustentável.
É correto o que se afirma em: