LEGISLAÇÃO E DIREITO AMBIENTAL
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Projeto propõe que Lagoa do Peixe vire área de proteção ambiental, com menos restrições
Tramita no Congresso um projeto de lei para rebaixar o Parque Nacional da Lagoa do Peixe, no sul do Estado, à categoria de área de proteção ambiental (APA). Se aprovado, a unidade seria abraçada por leis menos restritivas que possibilitariam, inclusive, expansão urbana em seu território. O biólogo Giovani Nachtigall Maurício, professor de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Pelotas, explica que os parques nacionais se propõem a proteger ambientalmente determinada área, permitindo apenas seu uso pontual e restrito. Já a principal proposta das APAs é regular a utilização do espaço até o limite do sustentável, com pontuais restrições [...] (GAUCHAZH GERAL, 2020).
Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2020/02/projeto-propoe-que-lagoa-do-peixe-vire-area-de-protecao-ambiental-com-menos-restricoes-ck6gr6w4i0ftc01mv3uwlhr6n.html. Acesso em: 30 mar. 2020.
Considerando o contexto apresentado, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.
I - A Área de Proteção Ambiental, assim como a Floresta Nacional, é uma Unidade de Conservação de Uso Integral.
PORQUE
II - As Unidades de Conservação de Uso Integral admitem a presença de moradores e visa compatibilizar a conservação da natureza com o uso dos recursos naturais.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.