ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS


Para STORER (1984), os mamíferos (cf. Figura) constituem o grupo "mais desenvolvido" do Reino Animal. Devido aos processos evolutivos que possibilitaram a esses animais a aquisição de características como: endotermia, locomoção e coordenação motora, sistema metabólico complexo, cérebro mais desenvolvido entre os animais, elevado sistema sensitivo, estratégia reprodutiva especial e o cuidado com a prole que se destaca nessa classe – Mammalia, possibilitou a esses espécimes distribuírem-se e adaptarem-se a todos os biomas do planeta. Esses processos evolutivos possibilitaram aos mamíferos a coordenação por meio das mudanças em todos os sistemas de órgãos que estão intimamente relacionados ao aumento de atividades e agilidade que são refletidos no sistema esquelético, muitos padrões especializados de locomoção se desenvolveram durante a radiação e adaptação dos mamíferos, de acordo com os diferentes modos de vida. 

Fonte: Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/65ra/resumos/resumos/9144.htm. Acesso em: 08 set.2016.

Figura: Anta - maior mamífero do Neotrópico.

Fonte: Fotografado por Ricardo Baratella (2016).

Considerando as informações do texto acima e as características morfofisiológicas e adaptativas da Classe Mammalia, podemos afirmar que:




  • assim como o coração das aves, o coração dos mamíferos apresenta quatro cavidades. A circulação dos mamíferos é simples e incompleta, sem que haja mistura de sangue venoso com arterial.

  • assim como o coração das aves, o coração dos mamíferos apresenta três cavidades. A circulação dos mamíferos é fechada, dupla e completa, sem que haja mistura de sangue venoso com arterial.

  • o coração dos mamíferos apresenta quatro cavidades. A circulação dos mamíferos é simples e incompleta, e há mistura de sangue venoso com arterial.

  • o coração dos mamíferos apresenta três cavidades. A circulação dos mamíferos é fechada, dupla e incompleta, e há mistura de sangue venoso com arterial.

  • assim como o coração das aves, o coração dos mamíferos apresenta quatro cavidades. A circulação dos mamíferos é fechada, dupla e completa, sem que haja mistura de sangue venoso com arterial.