ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS


A ausência de fósseis de vertebrados em rochas mais antigas que as do Cambriano Superior permite apenas especular sobre a história dos primeiros vertebrados

Muitos outros filos animais apareceram 50 milhões de anos antes, e fossilizaram em rochas cambrianas e não sofreram distorções causadas pelas forças geofísicas, o que permitiu a existência de bons materiais fósseis. A hipótese mais aceita é a de que os primeiros vertebrados eram, com certeza, animais pequenos, de corpo mole e cuja existência não foi registrada, pois as condições necessárias para a fossilização dos tecidos moles eram raras. Talvez a falta de fósseis mais antigos de vertebrados esteja relacionada a um tipo particular de habitat onde viviam os vertebrados, e que era impróprio para a fossilização. Muitos pesquisadores, que estudam a evolução dos vertebrados, propuseram que os vertebrados evoluíram em cursos de água doce. Estes ambientes límnicos sofrem erosão, e não ocorre deposição de sedimentos, e são consequentemente impróprios para uma boa fossilização (POUGH, 2008, p.125).

Os vertebrados distinguem-se dos outros cordados, sobretudo nos seguintes aspectos:

I) Além da corda dorsal que só nos ciclóstomos e num pequeno número de peixes se mantém durante toda a vida, possuem os vertebrados um esqueleto interno, muito aperfeiçoado, de natureza cartilaginosa ou óssea. A sua parte axial compõe-se da coluna vertebral, que é desde início segmentada e que substitui gradualmente a corda dorsal do crânio.

II) Existem dois pares de extremidades. Elas faltam ainda nos ciclóstomos e podem ser reduzidas secundariamente em vários outros vertebrados.

III) O corpo divide-se em cabeça, tronco e cauda. Nos vertebrados terrestres acresce ainda um pescoço, reduzindo-se neles, por outro lado, muitas vezes a cauda.

IV) A parte anterior do sistema nervoso central é sempre transformada num encéfalo altamente diferenciado. Os órgãos dos sentidos superam muito os dos outros cordados.

V) Os órgãos excretores apresentam primeiro a forma e a disposição típica de metanefrídeos. Ligam-se às gônadas formando o sistema urogenital.

As afirmações CORRETAS estão contidas em:




  • I, III e IV, apenas

  • II, IV e V, apenas

  • I, II, III, IV e V

  • I e IV, apenas

  • I, II, III e V, apenas