ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS
A análise filogenética dos organismos vivos fornece evidências indiretas de muitos aspectos de sua história evolutiva. A única evidência direta dessa história, entretanto, é dada pelo registro dos fósseis, mas a raridade de muitas espécies fósseis nos dá uma ideia do vasto número das quais nós não temos registro. São nas rochas sedimentares depositadas em épocas passadas que nós encontramos não apenas vestígios ancestrais dos organismos atuais, mas os traços de inumeráveis outros que atingiram o apogeu, para desaparecerem completamente. Na ausência de um registro adequado de fósseis, a história da distribuição atual de um grupo pode inferir-se, em muitos casos, porém nem sempre, a partir de uma análise filogenética (FUTUYMA, 2009).
Considerando o contexto ecológico, zoogeográfico e filogenético dos organismos vivos, julgue os itens em VERDADEIRO ou FALSO e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.
( ) A análise filogenética dos organismos vivos fornece evidências indiretas de muitos aspectos de sua história evolutiva. A única evidência direta dessa história, entretanto, é dada pelo registro dos fósseis, mas a raridade de muitas espécies fósseis nos dá uma ideia do vasto número das quais nós não temos registro.
( ) O ambiente no qual os organismos evoluíram sofreu mudanças muito grandes. A distribuição dos mares e das massas continentais mudou drasticamente durante o tempo geológico, por efeito da tectônica de placas. A migração das placas e dos continentes teve uma forte influência nos níveis oceânicos, correntes oceânicas, climas e principalmente, na distribuição geográfica dos organismos.
( ) Muito antes de Darwin ter convencido o mundo científico da realidade da evolução, geólogos haviam estabelecido a cronologia relativa dos períodos geológicos, isto é, sua ordem cronológica, com base no principio da superposição – rochas mais jovens são depositadas sobre rochas mais antigas. Os estratos podem, muitas vezes, se referir a períodos geológicos, ou a estágios dentro de períodos, com base no seu conteúdo fossilífero – fósseis índice de espécies que persistiram por períodos tão curtos que identificam as idades nas quais viveram.