ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PEDAGOGIA


A perspectiva da Educação Inclusiva propõe que as instituições de ensino atendam a todas as crianças, seja com ou sem necessidades educativas especiais, primada nos princípios democráticos e éticos. Neste sentido, faz-se necessário às instituições de ensino discutir e propor adaptações e complementações curriculares, dentre outras ações, de modo a consolidar a educação inclusiva. Vimos que, “nos casos de surdez acentuada, severa ou profunda, a oralidade pode tornar-se mais difícil, sendo necessário utilizar aparelhos de amplificação e ainda contar com apoio especializado de fonoaudiólogo” (Brasil, 2006, p 17). 

BRASIL. Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos surdos. 2. ed. SEESP/MEC. - Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. (Série: Saberes e práticas da inclusão).

 

Em relação à prática pedagógica com o aluno que apresenta surdez analise as assertivas a seguir.

I – O professor deve realizar vivências com a turma para que eles compreendam mais ou menos o que é a surdez.  O professor pode tentar falar sem emissão de sons, apenas movendo os lábios;

II – O professor deve desenvolver atividades que favoreçam a interação surdo-surdo e a participação dessas crianças surdas nas atividades especificas para esse grupo de alunos por meio de conversas e brincadeiras;

III – O professor deve propor o máximo de experiências reais de aprendizagem: passeios, visitas, com apoio do tradutor e intérprete para que haja acesso às informações verbais e ainda com o registro por fotos.

IV - O professor deve desenvolver atividades que favoreçam a interação surdo-ouvinte e a participação da criança surda em atividades cívicas, comemorativas, rodas de conversas, brincadeiras.

 

É correto o que se afirma em:




  • I, III e IV, apenas.

  • I e IV, apenas.

  • II e III, apenas.

  • I e II, apenas.

  • I, II, III e IV.