ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PEDAGOGIA


Uma aluna X do curso de Pedagogia, no ano de 2017, apresentou em um dos trabalhos de Prática Pedagógica, que tinha como objetivo descrever sobre a sua sala de aula virtual, alguns olhares interessantes a respeito desta sala de aula no ambiente virtual.

A referida aluna apresentou que enxergava o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem -, como “uma rosa com espinhos”, pois para “chegar na rosa, primeiramente, deveria passar pelos espinhos”. Sendo a rosa como a sua fromação profissional e os espinhos, o caminho percorrido por meio das atividades propostas.

O AVA, foi por ela descrito, como um ambiente de aprendizagem didático, social e humanizado, pois contribui para a formação profissional e, também, para as relações humanas.

 

Todas as ideias acima descritas dizem respeito ao:




  • Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – desenvolvido e explorado por nós do curso de Pedagogia a distância, imitando sala de aula, pois revela como tal situações inusitadas de aprendizagem e relações pedagógicas claramente definidas.

  • Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – desenvolvido e explorado por nós do curso de Pedagogia a distância, igual a uma sala de aula que insinua, como tal, situações próprias de aprendizagem e relações pedagógicas indefinidas.

  • Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – desenvolvido e explorado por nós do curso de Pedagogia a distância, enquanto sala de aula que revela como tal situações próprias de aprendizagem e relações pedagógicas claramente definidas.

  • Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – desenvolvido e explorado por nós do curso de Pedagogia a distância, enquanto sala de aula típica que, quando ilustra situações diferentes de aprendizagem, demonstra relações pedagógicas defendidas.

  • Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – desenvolvido e usado por nós do curso de Pedagogia a distância, como se fosse sala de aula presencial, pois revela como tal situações obscuras de aprendizagem e relações pedagógicas pouco definidas.