BIOTECNOLOGIA E BIOÉTICA
Muitas pessoas acreditam que a eticidade, ou a condição de vir a ser ético, tenha apenas caráter determinÃstico para ouvir-se o que “diz o coração”. Mas, acredita-se que essa seja apenas uma caracterÃstica de sensibilidade de percepção dos conflitos entre o “ser ético” para os que tiverem a capacidade de percepção dos conflitos entre “o que a cabeça pensa e o que o coração diz”, podendo-se percorrer o caminho entre a razão e a emoção, posicionando-se na parte desse percurso que se considere mais adequada (SEGRE; COHEN, 2008).
A respeito dessa temática, avalie as informações a seguir.
I) De acordo com Segre; Cohen (2008, p. 17), “uma pessoa não nasce ética; sua estruturação ética vai ocorrendo juntamente com o seu desenvolvimento. De outra forma, a humanização traz a ética a seu bojo”.
II) Para Segre; Cohen (2008, p. 19), o conceito de valor está intimamente vinculado ao sentido atribuÃdo à seleção ou preferência. Mas, nem por isso deve-se considerar que alguma coisa tem valor somente por ter sido escolhida ou preferida, pois essa escolha ou preferência pode vir acompanhada por algum motivo especÃfico.
III) Para Barton & Barton (1984), o estudo da moral consiste especialmente em questionar-se o que é correto ou incorreto, o que é uma virtude ou uma maldade nas condutas humanas. A moral, para esses autores, é um sistema de valores, do qual resultam normas que são consideradas corretas por um determinado grupo social, como, por exemplo, os Códigos Civil, Penal, ou até mesmo os Dez Mandamentos.
IV) De acordo com o dicionário Aurélio Buarque de Holanda (2003), “moral é o conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupos ou pessoa determinada”. Â
Está correto o que se afirma em: