LEGISLAÇÃO E DIREITO AMBIENTAL
As projeções climáticas preveem importantes alterações nos padrões de temperatura e precipitação para os biomas brasileiros, podendo influenciar a disponibilidade e a utilização dos recursos dos quais dependem os meios de vida humanos (MAGRIN et al., 2014 apud MILHORANCE et al., 2019, p.
MILHORANCE, Carolina; MENDES, Priscylla; MESQUITA, Patrícia; MORIMURA, Michelle; REIS, Rafael; RODRIGUES FILHO, Saulo; URSZTYN, Marcel. O desafio da integração de políticas públicas para a adaptação às mudanças climáticas no semiárido brasileiro. Revista Brasileira de Climatologia, v. 24 (2019). Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/56484/38103. Acesso em: 4 maio 2020.
Considerando os aspectos relacionados às mudanças climáticas, assinale as afirmativas a seguir:
I – O IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas em português) foi criado em 1988 para facilitar as avaliações dos conhecimentos científicos, técnicos e socioeconômico sobre as mudanças climáticas, suas causas e possíveis efeitos, bem como estratégias de resposta.
II - De acordo com o IPCC (2015) o Planeta já aqueceu 1° C quando comparado com os períodos pré-industriais e isso já tem implicações irreversíveis sobre os sistemas naturais, como por exemplo, o aumento do nível do mar devido ao derretimento de calotas polares.
III - A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, criada em durante a Rio+20, é uma base da cooperação internacional, para reduzir e estabilizar as emissões de gases do efeito estufa em um nível em que as atividades humanas não interfiram no sistema climático.
IV - Para alcançar os objetivos do Protocolo de Kyoto, os países signatários apresentam metas de redução diferenciadas, onde os mais industrializados têm metas mais rigorosas, já que possuem um maior potencial de emissões.
É correto o que se afirma em