ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA E LITERATURA ESPANHOLA


 

Leia a citação a seguir:

 

"Segundo o professor de espanhol Jesieldo Lima, a prova de língua estrangeira do Enem não tem um conteúdo específico, pois abrange assuntos textuais. 'O aluno hoje tem que gostar muito de ler e estar informado dos fatos especialmente na América Latina para responder as questões que são de interpretação', contou. Para o docente, o modelo do exame não desvalorizou a gramática que passou a cair de forma indireta, especialmente quando se trata de conjunções. 'O candidato tem que focar em textos, identificar as palavras-chaves, saber a função da conjunção, ficar atento com os falsos amigos, que são palavras parecidas com o português e que têm outros significados. O estudante precisa entender o contexto em que a palavra está inserida, especialmente nas charges', frisou."

 

(Fonte: COSTA, Catarina. Questões do Enem de artes e línguas estrangeiras exigem interpretação. Disponível em: . Acesso em: 04 maio 2015.)

 

Na citação, o professor de espanhol Jesieldo Lima comenta as questões do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e ressalta a importância do aluno ter conhecimento de mundo, exercitar a leitura; entender o contexto das palavras, das charges.

 

Considerando essa perspectiva, analise as afirmativas a seguir:

 

  1. A leitura possibilita ao aluno a ampliação de sua criticidade, desenvolvendo, inclusive, sua capacidade de inferir, de ler as entrelinhas e entender os implícitos que existem no texto.
  2. O hábito da leitura possibilita ao leitor perceber diversos contextos em que as palavras são empregadas e isso permite que ele compreenda os sentidos que a palavra pode assumir, tornando-o mais perspicaz na escolha lexical, durante a escrita.
  3. O conhecimento de mundo do aluno possibilita-o a compreender a temática do texto, ou seja, o que é fundamental em relação a tudo o que está escrito. Isso o ajuda na percepção geral do texto.
  4. Na leitura de língua estrangeira o mais importante é a decodificação e o uso coerente das regras gramaticais, nessa perspectiva, o conhecimento de mundo do aluno pouco contribui para a compreensão do texto.

 

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:

 

 

 




  • 1, 2, 3, 4.

  • 1, 2, 3.

  • 2, 3, 4.

  • 3 e  4.

  • 2 e 3 .